Fonte da foto: Bart’ Milton
O Hotel Radisson Blue em Maputo, Moçambique acolherá de 28 a 30 de Agosto de 2024 a quarta edição da Conferência Africana sobre Dívida e Desenvolvimento sob a égide da AFRODAD e seus parceiros africanos.
A AFRODAD, juntamente com o Coletivo Macroeconómico Nawi Afrifem (Nawi)[i], o Centro para a Democracia e os Direitos Humanos (CDD) e a Campanha Stop the Bleeding (STBC) apresentam a quarta Conferência Africana sobre a Dívida e o Desenvolvimento (AfCoDD IV), que terá lugar nos dias 28 e 30 de Agosto de 2024 no Hotel Radisson Blu em Maputo, MOÇAMBIQUE.
O tema da conferência deste ano é: A Crise da Dívida em África: Perspectivas e Alternativas Feministas Pan-Africanas. Este tema é particularmente importante para abordar o défice de propostas alternativas sobre os impactos distributivos da crise da dívida e a consolidação do modelo económico extrativo colonial que perpetua a subjugação das mulheres africanas. O tema também desafia as opiniões há muito defendidas sobre a modelação macroeconómica e oferece uma perspetiva feminista que dá prioridade aos lucros em detrimento das pessoas, sendo as mulheres africanas desproporcionalmente afectadas.
A conferência reunirá líderes políticos, técnicos e cívicos africanos e internacionais para mobilizar e reforçar uma abordagem africana concertada para enfrentar a atual crise da dívida. A conferência procura moldar a mobilização política e pública sobre uma Posição Comum Africana sobre a dívida, ancorada na Carta Africana de Empréstimos da AFRODAD e na Declaração de Harare, que aumenta a transparência, a responsabilidade e a governação da dívida, com o objetivo de tornar a África um país que faz regras e não um país que as toma! Anexei aqui a nota concetual para vossa análise. A ordem de trabalhos e a nota logística serão partilhadas oportunamente, logo que estejam prontas.
A PRO BONO ANGOLA foi convidada a participar e se fará representar pelo seu presidente, o Advogado e Defensor dos Direitos Humanos, Bartolomeu Milton.
Fonte: PRO BONO ANGOLA