Pro Bono Angola promove palestra sobre os cuidados preventivos e orientações sobre o novo coronavírus

Promover a consciencialização dos cidadãos (alunos) sobre a importância da adopção de medidas de higienização e segurança para evitar o contágio do coronavírus. O tema, foi o destaque da palestra ministrada nesta sexta-feira, 15, pelo Presidente da Associação Para o Bem de Angola – Pro Bono Angola, Bartolomeu Milton para os alunos do Ensino Médio, do Liceu 6026, de Catete, Município de Icolo & Bengo.

Bartolomeu Milton referiu que é importante esclarecer e procurar envolver todas as comunidades no enfrentamento à pandemia. Mas, para tal, é preciso partilhar primeiro alguns conhecimentos básicos sobre a doença, como a forma de contágio e também, as formas de precaução para evitar contrair a doença e disseminá-la, finalizou.

“Esta acção teve como objetivo ampliar o conhecimento da população que está de regresso às aulas, melhorar sua a visão sobre a pandemia e esclarecer dúvidas acerca do contágio, diagnóstico e prevenção”, destaca o palestrante.

De acordo com Sebastião Farias Miguel, Director Pedagógico do Liceu 6026, a palestra visa prestar informações sobre um tema atual que é a pandemia do coronavírus. “Eles são alunos do Ensino Médio, podem servir de veículos de mobilização ao nível das suas comunidades se forem bem instruídos em relação aos cuidados a observar em relação a prevenção contra o coronavírus”, disse.

Conforme, o presidente da Pro Bono Angola, Bartolomeu Milton, a iniciativa partiu da necessidade de proporcionar aos estudantes esclarecimentos sobre o novo coronavírus. “A nossa ideia é também de falar sobre os muitos mitos relacionados com a doença, a vacina, etc., para que os alunos possam se sentir um pouco mais seguros, mais confiantes em relação à toma da vacina e às medidas adotadas pelo Executivo nesse regresso às aulas”, salientou ao acrescentar que os jovens são muito importantes no processo para contenção da doença. “A educação é a base de tudo”, pontuou.

Mobilização

A atividade contou com a participação de pouco mais de 50 estudantes da escola Liceu 6026 da comunidade de Icolo & Bengo que estavam concentrados numa das salas de aulas no recinto da escola, conforme orientação dos protocolos sanitários de prevenção ao contágio do novo coronavírus. Entretanto, a Pro Bono Angola prevê também desenvolver actividades do género do Instituto Médio de Economia de Luanda, na escola Preparatória de Viana (9001), no colégio Santa Ana e Noésia, assim como em outras escolas de Luanda e arredores e nas comunidades e bairros de Luanda, sobretudo na periferia.